Ensino na Prática

Um blog para praticar – de verdade – o ensino!

Atividade – Paródia

Deixe um comentário

No meu primeiro semestre de Letras, tivemos de fazer uma paródia de uma música a partir da foto de um menino pobre, perdido nas ruas. Esse é um ótimo exemplo de retextualização, ou seja, de um primeiro gênero, a fotografia, tivemos que passar para outro, a letra de música, parodiando a original.

Existem várias outras maneiras de realizar paródias, escolha a sua e mãos à obra!

Existem várias outras maneiras de realizar paródias, escolha a sua e mãos à obra!

Um exercício interessante pois o aluno tem de refletir sobre a foto, contextualizando-a e depois estabelecer relações, criar imagens poéticas e aplicar conhecimentos de escrita e rima. Que tal tentar pedir isso para nossos alunos de Fund. II e Ensino Médio? Aposto que sairiam ótimas ideias!

Música: Aquarela – Toquinho

Em um lugar qualquer 
Vejo apenas um sol amarelo
E sem uma família
É difícil ter o que quero

Nesse horrível abandono
Estou sempre jogado na rua  
E se eu não morrer 
Corro riscos e choro à lua 

E se na avenida 
Eu peço um pedacinho de papel
Num instante me xingam
me deixam sem chão, sem céu   

Vão passando  
Contornando a minha sombra   
Um ódio cru
Passarela
Ignorando minha vida, triste
Meu jeito blue...
Como um barco a vela
Eu vou navegando 
Sem ter onde ficar
Sem sonho azul...

Com ajuda
Fico sorrindo, muita emoção
Quero chorar
Alguém me nota
Colorindo minha vida
meu olhar

Para imaginar
o que é ser um menino
sem amor, sem ninho

Se você quiser                                                        
Basta procurar...

Deixe um comentário

