Ensino na Prática

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Atividade comparativa entre gêneros textuais diferentes

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Os alunos deverão assistir ao vídeo e acompanhar a letra da música “Como nossos pais” de Belchior e, posteriormente, interpretar o poema “As pombas” de Raimundo Correa. O objetivo da aula é criar um evento de letramento, em que os alunos não apenas leiam os textos mas que percebam e comparem as intenções, os questionamentos levantados pelas vozes dos textos acerca do tema em questão, a juventude. O letramento crítico envolve análise e crítica da relação entre textos, linguagem, poder e práticas sociais. A comparação entre os textos selecionados seria, portanto, uma maneira de fazer com que os alunos construam sentidos, explorem as ideias dos autores e respondam às questões propostas.

Público-alvo: Estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

Duração: 2 aulas de 50 minutos cada.

Gêneros utilizados: poema e letra de música.

Textos utilizados: As pombas” – Raimundo Correa e “Como Nossos pais” de Belchior, interpretado no vídeo por Elis Regina.

Questões:

1 – Leia o poema “As pombas” e escreva um parágrafo argumentativo sobre seu tema relacionando-o aos depoimentos coletados na pesquisa com seus pais/avós.

2 – O texto de Raimundo Correa pode ser classificado dentro de uma estética literária conhecida como “Parnasianismo”, à partir de seu conhecimento literário e de sua análise do poema explique o porquê dessa classificação.

 

3 – O poema “As pombas” reflete a con

Revista expõe a importância de se trabalhar a leitura e escrita a partir dos gêneros diversos

Revista expõe a importância de se trabalhar a leitura e escrita a partir dos gêneros diversos

cepção do eu-lírico acerca da juventude de forma positiva ou negativa? Analise e compare as duas primeiras e as duas últimas estrofes do poema para justificar sua resposta.

 

4 – Uma característica do texto poético é a utilização de figuras de linguagem. Neste caso, Correa utiliza alguma(s), qual(is)? Qual a intenção do eu-lírico?

 

5 – O poema “As pombas” foi escrito no século XIX, época de grandes transformações da sociedade e também de grande ansiedade em relação a estas mudanças. Do ponto de vista do autor, os jovens possuíam ou não vontade de participar ativamente dessas mudanças? Justifique sua resposta.

 

6 – Em relação à letra da música “Como nossos pais”, reflita e comente os seguintes aspectos:

 

a) O contexto histórico-político-social de sua produção;

b) A que temática o texto se propõe;

c) Se há alguma relação entre as respostas dos itens a) e b).

 

7 – A música de Belchior exprime questões relativas aos jovens e seu modo de analisar as gerações anteriores. Analise e explique de que forma o trecho “Nossos ídolos ainda são os mesmos/ E as aparências não enganam não/ Você diz que depois deles/ Não apareceu mais ninguém” mostra essa concepção.

 

8 – A letra da música contrapõe jovens que lutam por mudanças na sociedade aos que se acomodam e se alienam. Na sua opinião, como é vista a atitude política e social dos jovens do nosso país?

 

9 – No trecho “Você pode até dizer que eu tô por fora/ Ou então que eu tô inventando…” o autor utiliza um tipo específico de linguagem. Qual é este tipo e como ficaria o trecho escrito na forma padrão da língua portuguesa?

 

10 – Ao analisar a tématica dos textos “Como nossos pais” e “As pombas”, é possível estabelecer que tipo de relações entre eles? Explique.

 

11 – Leia os trechos a seguir:

 

Trecho 1:

 

Também dos corações onde abotoam
Os
sonhos, um a um, céleres voam,
Como voam as pombas dos pombais;

No azul da adolescência as asas soltam,
Fogem… Mas aos pombais as pombas voltam,
E eles aos corações não voltam mais.”

 

Trecho 2:

 

Viver é melhor que sonhar/ Eu sei que o amor/ É uma coisa boa/ Mas também sei/ Que qualquer canto/ É menor do que a vida/ De qualquer pessoa/ Por isso cuidado meu bem/ Há perigo na esquina/ Eles venceram e o sinal/ Está fechado prá nós/ Que somos jovens…

 

Escreva um parágrafo dissertativo, que explique o sentido de “sonho” em cada um dos trechos. Conclua dizendo se tais sentidos são complementares ou não.

 

12 – Ambos os textos possuem certo pessimismo ao tratar do tema da juventude e suas atitudes para mudar a sociedade. Você concorda com essa visão? Explique sua resposta e mostre trechos desses e/ou de outros textos que você conheça para enriquecer sua argumentação.

 

Avaliação: Avaliar se o aluno conseguiu estabelecer relações entre os textos, se os compreendeu, construiu novos sentidos a partir da análise e da pesquisa com os pais/avós, além de verificar se as questões foram relevantes para a compreensão da atividade.

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